quinta-feira, 2 de junho de 2011

Abaixo segue minha primeira produçao dissertativa para a sala de aula,um modelo dissertativa para que meus alunos aprendam e apreendam a estrutura de uma dissertação subjetiva, rs rs soou sério.



Sobre embriagar-se


A arte. Há quem diga que a arte é um conjunto de regras para dizer ou fazer com acerto alguma coisa. Para o professor Keating (personagem vivido por Robin Williams no filme “A sociedade dos poetas mortos”) a literatura, a poesia são mais que códigos, sintaxe e semântica.
O professor Keating comunga com Charles Baudelaire quando diz da necessidade do lúdico na vida. “Lemos e escrevemos poesia porque somos humanos”diz uma de suas falas. Para Baudelaire “ É preciso estar sempre embriagado(...)De vinho,de poesia ou de virtude”.
A arte é mais que estética, equilíbrio e forma. A arte tem função elucidante dentro da vida. Penso em todos os momentos que uma poesia salvou-me do tédio de um domingo chuvoso ou de como certas músicas embalam minhas lembranças. As inquietações Machadianas, a possibilidade de conhecer novos modos de enxergar o mesmo problema.
Quantos lugares pode-se conhecer através de páginas? Inumeráveis possibilidades de descoberta e amadurecimento de idéias. O lúdico abre a porta para que nossos medos desfilem, na imaginação tudo é permitido e permissível.
Quantas obras inquietaram ,chocaram e até escandalizaram modos de ser e de pensar de outros tempos? O mito , a religião, o sagrado, o erótico, o realismo, o fantástico,todos esses, formas de narrar a vida sobre determinados prismas, afinal “ cada ponto de vista é a vista de determinado ponto”, escolha um e observe, isso não significa mudar de opinião a cada novo livro , a cada novo filme. Essa nova visão diante de novos conceitos é que amadurece nossas escolhas, além do aspecto lúdico a arte desperta nossas faculdades cognitivas.
Para dias de sol, poesia, em dias frios, contos. Minha religião é a arte não só como uma redenção para um dia difícil, mas como catarse de dúvidas e medos possíveis.
A arte cumpre função elucidante, porque “A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”
A palavra supera a função comunicativa quando consegue criar reflexões diante do mundo e questionar a vivência e os porquês da condição humana.











Adilma S. Alencar. 30/05/11.Língua Portuguesa

Um comentário:

  1. Para um artista, é sempre refrescante ler um texto como este. Embora, no momento, eu não faça a menor ideia de qual é exatamente minha relação com a arte (rs).

    ResponderExcluir